terça-feira, 31 de maio de 2016

Resenha Made Man 1 - Nero - Sara Brianne




CONTÉM SPOILERS!!!!!!
Minha opinião sobre esse livro é no mínimo contraditória. Posso dizer que ele não é 100%, mas é um daqueles que não conseguimos largar a leitura e no final ainda queremos mais. E é um misto de high scool e mafia, dois temas que eu amo. 
O livro fala sobre Elle, uma garota que presencia um assassinato, e acaba virando alvo da mafia italiana em Kansas City. Nero, que por acaso é filho do chefe da mafia, estuda na mesma escola que Elle e cabe a ele se aproximar da garota para ganhar sua confiança e descobrir o que ela sabe. Ou seja, era material para livro épico, mas creio que em certos aspectos a autora pecou pelo exagero. 
O bulling sofrido pela Elle e a Chloe, melhor amiga dela, ultrapassa qualquer limite lógico. Afinal, uma escola onde um aluno quebra o braço da outra no corredor e não acontece nada é tipo... completamente surreal. E não teve nenhuma explicação plausível, como: a família dos abusadores eram da mafia e iriam matar todo mundo. Não, eram só ricos metidos a besta mesmo. E ninguém os enfrentava fazendo eles pagarem na mesma moeda. 
Outra que me incomodou, foram os pais não perceberem. Cara, por mais problemas que você tenha, simplesmente não se dar conta que teu filho é espancado diariamente na escola é, sei lá, se fossem aos menos pais ausentes ou que não gostassem dela tudo bem, mas não, eles a amavam e estavam lá. Achei essa parte sem noção também.
Outro fato que me incomodou foi a passividade da mocinha em relação a isso. Essa coisa dela não ser um "rato" não colou comigo. Não gatinha, vc estava sendo conivente e omissa com sua própria tortura. Só isso. Todos mundo te ferrava e você lá, caladinha esperando apanhar mais. (Me lembrou a Juliana de O Inferno de Gabriel, mesma idiota) E o grande problema foi que isso não combinou com a personalidade geral dela, que é fortíssima. Ela é determina, destemina, fodona, a única que colocou o Nero no lugar dele, a medida do possível, claro. Ou seja, esse negócio de apanhar caladinha não condiz com a Elle, ficou estranho, de verdade. (Manda tacar fogo neles tuuudo Elle!!!!!) 
Fora esses aspectos que deixaram um clima de WTF no livro, a história é bem bacana. Principalmente porque a autora usou e abusou do recursos de "suspense".
Ela levanta diversas questões ao longo do livro, questões essas que a maioria ficaram em aberto, o que deixa a gente parindo gatinhos de ansiedade pela próxima história. Além de ter construído personagens super carismáticos. Até o Nero que tem aquele jeito de macho dominador, que geralmente eu acho irritante, no final das contas é todo um sexy delícia. O Vincent é ótimo, o Amo também e fiquei mega curiosa para saber mais deles. 
E confesso que de looooooonge, o melhor personagem do livro foi o Lucca. É uma pena que ele apareça tão pouco, estou torcendo para autora liberar um livro dele e da Chloe. Que é super songa monga gente, porque a Elle apanhava calada, mas pelo menos era forte em outros aspectos, a Chloe não, essa é completamente submissa, e espero sinceramente que a autora arrume uma coisa traumática pra caralho para explicar tanta passividade. 
Enfim, ansiooooosa para saber o que rolou com a Chloe para ela ter ficado com aquelas cicatrizes. Querendo muito saber mais sobre o Lucca. Louca para ver como o Vincent é quando está apaixonado, e querendo ver o Amo perder a pose de bad boy. 
Em suma, é um livro ao qual eu tenho críticas sim, mas que não deixa de ser muito bom, principalmente por prender nossa atenção e fazer a gente se roer de curiosidade pelo próximo. 
Super recomendo.  

Um comentário :